“The Fall of Gondolin” chega em agosto às bancas

A HarperCollins prepara-se para lançar um novo livro póstomo de JRR Tolkien. Trata-se de The Fall of Gondolin, um livro editado pelo filho de John RR Tolkien, Christopher Tolkien. O lançamento está agendado para agosto deste ano. The Fall of Gondolin retrata a história de um herói relutante que defende uma bela e misteriosa cidade destruída por forças obscuras, sendo designada como “a primeira história real” da Terra-Média.

Em declarações ao The Guardian, John Garth, o autor de Tolkien and the Great War e Tolkien at Exeter College, afirma que este livro trata de “uma história de missão com um herói relutante que se transforma em um herói genuíno. […] Tem um senhor das trevas e o nosso primeiro encontro com orcs e balrogs, é mesmo Tolkien a preparar-se para o que faria mais tarde”, referindo-se a todas as histórias que surgiram mais tarde neste universo.

 

“É um modelo para tudo o que autor escreveu depois.”

John Garth

O livro coloca o maléfico Morgoth contra o deus do mar Ulmo, com o primeiro a tentar descobrir e destruir a cidade escondida de Gondolin, enquanto o segundo apoia os Noldor, parentes dos elfos que vivem na cidade.

De acordo com a HarperCollins, Tolkien via The Fall of Gondolin (ainda sem tradução oficial para português) como um dos seus três “grandes contos” dos Dias Antigos (Elder Days), junto com Beren e Luthien e Os Filhos de Húrin (The Children of Húrin).

Ainda não há novidades sobre o lançamento na versão portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *