Europa-América, antiga editora das obras de Tolkien em Portugal, declara insolvência

Para os fãs mais atentos, há meses que os livros de Tolkien em português, lançados pela Europa-América, são cada vez mais raros de encontrar nas bancas… e agora sabemos porquê. A notícia que dá conta da insolvência da editora Europa-América surgiu ontem em alguns meios de comunicação social, nomeadamente no jornal Expresso. O jornal avança que a editora lutou durante anos contra a crise no sector tendo acumulado uma dívida de 2 milhões de euros. Hoje, a editora confirma o fim da sua jornada numa simbólica publicação dirigida aos seus clientes e simpatizantes.

A todos os nossos leitores,Todos os dias, desde 1945, recomendámos livros na Europa-América da Marquês de Tomar. Era…

Posted by Europa-América on Saturday, December 28, 2019

Deixemos por agora de lado a parte económica e politica (para os interessados deixamos o link para o artigo do Expresso) e foquemos na parte que nos toca. A editora foi a grande responsável, pelas edições portuguesas dos livros de J.R.R. Tolkien. A par dos livros do autor, a editora ofereceu-nos ainda diversos livros em português relacionados com a Terra Média, com a vida e a obra do autor e muito mais. Tivemos uma oferta de luxo, no que a material de e sobre J.R.R. Tolkien diz respeito.

Recordamos aqui algumas das publicações da editora:

 

Nós, enquanto fãs da obra e do homem, deixamos aqui o nosso grande obrigado por tudo aquilo que a editora nos ofereceu. Tivemos uma grande e variada oferta de conteúdo tolkiano em português. Conteúdo de uma qualidade incrível. O nosso grande obrigado à Europa-América.

Sobre o futuro das obras de Tolkien em português…

 No entanto o futuro para as obras de Tolkien em Portugal é risonho. As obras de Tolkien estão agora com uma nova editora, a Editorial Planeta Portugal. A editora já deu inicio à distribuição do material de Tolkien com o lançamento das edições portuguesas dos livros A Queda de Gondolin e BEREN E LÚTHIEN. Contactada pela nossa equipa, a editora avançou que está nos seus planos relançar os livros que a editora Europa-América já tinha lançado. As novas versões vão contar também com novas traduções, sendo que o primeiro lançamento será do livro A Irmandade do Anel e está previsto para julho de 2020.

   


Fontes: Expresso | Europa-América | Editorial Planeta Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *