A Irmandade do Anel

O Senhor dos Anéis | A Irmandade do Anel [The Lord of the Rings | The Fellowship of the Ring]

A Irmandade do Anel é o primeiro de três filmes realizados por Peter Jackson, sendo baseado no primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien. O filme foi lançado nos cinemas em dezembro de 2001, sendo aclamado pelos fãs e pela crítica. É considerado pelos fãs como a melhor adaptação feita por Peter Jackson das obras de Tolkien para o cinema. O filme foi um sucesso de bilheteira mundialmente, tendo sido o segundo filme mais visto do ano (2001), ficando atrás apenas de Harry Potter e a Pedra Filosofal. À data (2001), consagrou-se como a quinta maior bilheteira na história.

O filme conta com diversas edições em DVD e Blu-ray, incluindo versões estendidas que acrescentam cerca de 40 minutos de cenas inéditas aos filmes originais. A Irmandade do Anel venceu quatro Oscars (em 13 nomeações), cinco BAFTAs (em 11 nomeações) entre outros prémios do meio cinematográfico.

Sinopse: A meek Hobbit from the Shire and eight companions set out on a journey to destroy the powerful One Ring and save Middle-earth from the Dark Lord Sauron.

Podes consultar mais detalhes sobre a produção na página oficial do IMDb.